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Todo o Trabalhador deve ter um Cartão de Segurado da Segurança Social

10-10-2014

O Cartão de Segurado é o meio que comprova a sua inscrição no INSS
 
A Segurança Social é um direito. É dever da entidade empregadora garantir a inscrição dos trabalhadores no INSS.
O que atesta a inscrição do trabalhador na Segurança Social é o número de inscrição do INSS, consagrado no cartão de segurado. Este cartão é intransmissível, pelo que cada trabalhador deve solicitar o seu, junto dos Recursos Humanos da entidade empregadora.
 
Caso a entidade empregadora não lhe forneça o cartão de segurado, é importante que se dirija a uma Agência de Atendimento do INSS e peça esclarecimentos sobre o assunto.
 
Este é o primeiro passo para que o trabalhador possa usufruir das prestações sociais, ou seja tem de estar inscrito no Sistema de Segurança Social. O segundo passo é cumprir com a obrigação contributiva durante o tempo definido por lei, assegurando que tem as contribuições em dia junto ao INSS.
 
Conheça os seus direitos enquanto Trabalhador!
 
Informação disponível em todas Agências de Atendimento do INSS, Serviço Municipal ou SIAC.
Utilize o serviço de Atendimento Telefónico – Ligue 222 695 999
Utilize o serviço de Atendimento on-line – www.inss.gv.ao
 

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